Polícia de Dubai monitora redes sociais 24 horas

13/04/2012 00:00
dubai monitora redes sociais

Chefe da Polícia de Dubai, foi chamado para uma ação contra os usuários do Twitter que criticam os Emirados Árabes Unidos. Agora, a Polícia de Dubai está de olho no Twitter e no Facebook, para pegar os culpados.

Emirates 24/7, site de notícias de Dubai, relata que a polícia está 24 horas em ambos os sites de redes sociais, de acordo com declarações feitas pelo major Salem Obaid Salmeen, vice-diretor do Departamento de Investigações Policiais de Crimes eletrônicos de Dubai.

Durante uma entrevista a uma rádio local, ele disse: "Essas patrulas eletronicas estão detectando e rastreando todos os temas e materiais escritos e apresentados nesses sites." Ainda disse que não é uma violação da liberdade pública, pois o conteúdo está em um espaço que todos podem ver.

A polícia de Dubai não é o primeiro não é a primeira jurisdição que está atenta sobre o que está sendo dito em redes sociais. O FBI declarou que só depende do Twitter e do Facebook para uma lista de palavras que o Departamento de Segurança Interna considera "itens de interesse" ser tornada pública.

No caso de Leigh Van Bryan, embora ele não ser preso, foi detido chegando nos EUA e deportado por causa de um tweet em que disse que iria "destruir a América". Tudo aconteceu por ele tweetar uma gíria britânica que foi interpretada literalmente, dando a entender que ele tinha uma bomba. Assim foi deportado para o Reino Unido vigia das redes sociais.

Vários cidadãos dos Emirados Árabes Unidos já foram presos tweets. Saleh al-Dhufairi foi preso por tweets em que criticava as forças de segurança do país, mas foi liberado sob fiança. Outro cidadão de 42 anos foi preso em fevereiro sob a acusação de difamação, por tweets que criticavam o próprio chefe de Polícia de Dubai.



Comentários